Casamento Ecumênico

Casamento Ecumênico, conheça um pouco mais sobre eles.

O casamento ecumênico é o casamento entre cristãos de diferentes denominações. No Casamento Celta, nós fazemos tudo baseado na cultura Celta, que não tem a ver diretamente com alguma religião e muito menos com alguma denominação dessas religiões. Porém, tudo é feito de forma muito atual e contemporânea, e adaptado as necessidade e gostos do casal.

 

Nosso trabalho é focado no amor, no momento, na experiência. Através das nossas cerimônias buscamos proporcionar um momento único na vida do casal, um momento no qual eles possam renovar seus votos, se lembrarem dos bons momentos que passaram juntos, que estão passando e que com certeza passarão no futuro. Entenda mais um pouquinho da história do casamento ecumênico.

 

História

Casamento ecumênico é quando cristãos de diferentes denominações/doutrinas se casam. O termo também é usado para se referir a esforços para unir as doutrinas de cada um dos noivos, no sentido de que a comunidade cristã é unida.

 

O adjetivo ecumênico também pode ser aplicado a qualquer iniciativa interdenominacional que encoraje uma maior cooperação entre os cristãos e suas igrejas, independentemente de o objetivo específico desse esforço estar completo, unidade visível.

 

Os termos ecumenismo e ecumênico vêm do grego οἰκουμένη (oikoumene), que significa “todo o mundo habitado”, e foi historicamente usado com referência específica ao Império Romano. A visão ecumênica compreende tanto a busca da unidade visível da Igreja (Efésios 4: 3) como a “Terra inteira habitada” (Mateus 24:14) como a preocupação de todos os cristãos.

 

No cristianismo, a qualificação ecumênica foi originalmente (e ainda) usada em termos como “conselho ecumênico” e “Patriarca Ecumênico” no sentido de pertencer à totalidade da Igreja maior (como a Igreja Católica ou a Igreja Ortodoxa) em vez de sendo restrito a uma das suas igrejas ou dioceses locais constituintes. Usado neste sentido original, o termo não tem conotação de reunir as denominações cristãs historicamente separadas, mas presume uma unidade de congregações locais em uma comunhão mundial.

Aqui no Casamento Celta fazemos Casamentos Ecumênicos.

Como funciona o Casamento Ecumênico

As famílias são os pilares de uma fé viva e radiante. Elas são o lugar onde primeiro aprendemos a amar e a conviver uns com os outros, a suportar uns aos outros, perdoar uns aos outros e se sacrificar uns pelos outros. Se a família é uma igreja doméstica, em um casamento ecumênico vemos uma igreja que unifica cristãos de diferentes tradições.

 

Um casal em um casamento ecumênico tem um forte incentivo para chegar em um acordo entre suas diferentes tradições, especialmente quando pretendem ter filhos e porque tem que conviver com as diferenças, de forma que respeite o livre arbítrio do outro e sua jornada de fé.

 

Os casamentos ecumênicos são uma força poderosa para ajudar a unificar o cristianismo e um sinal de unidade cristã já presente no mundo de hoje.

 

Os cristãos, como todos os seres humanos, são pecadores. Eles cometem erros, agem egoisticamente e ferem os outros. Mesmo os líderes cometem erros.

 

Para aqueles que estão fora da fé, ver esses erros pecaminosos pode ser algo muito desanimador.

 

Isso pode ser um problema no casamento pois um dos dois pode acabar questionando se criar os filhos com base na fé do outro é algo bom ou não.

 

Porém, todos devem lembrar da importância do amor. Devem lembrar que ele vence barreiras e que ele pode, e vai superar todas essas dificuldades, fazendo com que o casamento dê certo. Isso é o que realmente importa, estarem juntos a todo instante. Superar qualquer problema e barreira um pelo outro, e futuramente pelos filhos também. Isso é o casamento ecumênico, uma derradeira demonstração de amor, dado o sacrifício que ambos fazem um pelo outro.

Casamento Ecumênico
Casamento Ecumênico
Casamento Ecumênico