Como ter uma cerimônia de casamento personalizada

Como ter uma cerimônia de casamento personalizada

Imaginar a hora dos votos, a música da entrada na cerimônia, o rostinho de cada um na hora do sim e até o jeito que o vestido vai balançar no cortejo: só mesmo quem é noiva sabe o quanto este momento é cercado de sonhos e expectativas. A verdade é que criar, desde a cerimônia, uma celebração envolvente, emocionante, alegre e cheia de lindas surpresas pode ser uma das melhores formas de começar muito bem o dia do seu casamento!

Por este motivo, um ritual tão idealizado como a cerimônia requer um celebrante que consiga, da melhor forma, dizer as palavras certas ao casal que está iniciando a vida a dois. Alguém que traduza toda a vida e emoção do casal em uma mensagem de amor tornará o seu dia ainda mais especial. Confira agora como ter uma cerimônia de casamento super personalizada e inspire-se para o seu!

Como ter uma cerimônia de casamento personalizada

Casando fora da igreja

Não é segredo que as cerimônias realizadas fora da igreja já são a opção número 1 de muita gente. Este é o primeiro indício de que as pessoas estão em busca de um casamento mais personalizado, especial e com a cara do casal. Beatriz Moura Leite, ritualista, psicanalista e criadora do método Casamento Celta, explica que casar fora da igreja é também uma escolha comum por quem deseja unir em uma cerimônia mais de uma preferência religiosa.

Em geral, esses casais querem uma cerimônia que respeite todas as religiões, que traga as bênçãos para eles para a sua troca das alianças, que celebre o amor, que eleve a importância dos familiares e amigos, mas que seja ecumênica. Que nesse momento eles possam até mesmo unir nessa mesma cerimônia diferentes manifestações religiosas“, revela.

Como ter uma cerimônia de casamento personalizada

Viva o amor!

Resumindo, a filosofia do Casamento Celta é celebrar o amor respeitando todas as religiões e escolhas. Beatriz, que é pioneira em trazer mulheres para celebrarem casamentos e batizados no Brasil, conta que a equipe já foi procurada por casais que têm pais católicos ou judeus de um lado, e evangélicos, espíritas ou budistas do outro. Ela observa também alguns perfis bem específicos para suas centenas de celebrações já realizadas:

“Casais jovens nos procuram pois querem algo mais original; já os mais maduros e algumas vezes até indo para uma segunda união, por buscarem algo mais significativo, outras tantas vezes fomos procuramos por casais que, independentemente do País que estivessem ou da cultura que vivessem, queriam de fato uma cerimônia que compartilhasse alegria e amor de uma forma mais verdadeira. Ou seja: são aqueles que, de fato, buscam já desde a cerimônia um momento diferenciado, algo transformador”, conta.

Como ter uma cerimônia de casamento personalizada

A Cerimônia Celta

Para os noivos, a cerimônia é um momento sempre pensado, imaginado e repetido mil vezes na cabeça até o grande dia. O mais interessante é que, embora a ansiedade seja comum a todos os casais, cada boda celebrada tem as suas particularidades que a faz única dentre todas as outras.

Por isso, a Cerimônia Celta é tão especial para os envolvidos, que desde o início já sentem a diferença: depois de contratada, a equipe começa um processo minucioso e detalhado, em que tudo o que for importante para os noivos passa a ser fundamental para a cerimônia. É tudo feito com tanto carinho que eles ainda conversam com os pais e com cada casal de padrinhos durante a preparação. O resultado é um trabalho mais que personalizado:

Baseada em uma filosofia de fé que contempla a importância do amor entre todos os caminhos, a Cerimônia Celta jamais será só mais uma cerimônia na vida desse casal e de seus convidados. Os noivos que nos procuram sabem que a cerimônia deles será marcante, emocionante e transformadora, pois terá a identidade deles impressa em cada detalhe. Para isso, alinhamos o nosso trabalho com os outros profissionais contratados, como foto, vídeo, música, assessoria e decoração, para que fique realmente bem afinado e perfeito no dia“, descreve Beatriz.

Como ter uma cerimônia de casamento personalizada

A importância do celebrante para o casal

Cada vez mais, a escolha do celebrante vem deixando de ser apenas uma reprodução do que as outras gerações faziam. Hoje, os casais estão desenvolvendo um senso crítico para esta parte, de maneira que a cerimônia seja algo que, de fato, vá de encontro àquilo que eles acreditam em suas vidas. Neste sentido, Beatriz sempre faz algumas recomendações aos noivos que atende:

“Sempre digo que, para celebrar um dos dias mais importantes de suas vidas, eles devem escolher alguém que consiga traduzir em gestos e palavras os seus sentimentos. O segundo passo, e não menos importante, é que eles sintam que a filosofia daquela cerimônia traduz a sua identidade como casal: as palavras ditas, os gestos e a mensagem que será passada durante a cerimônia de casamento deles deve estar alinhada com a filosofia de vida que eles têm e com os seus valores”.

Como ter uma cerimônia de casamento personalizada

Na opinião de Beatriz, para oferecer uma cerimônia realmente personalizada e única para os noivos, é preciso enxergar a identidade dos dois. Para isso, o primeiro passo do celebrante é saber escutar. “Olhar para os noivos, conversar bastante, compreender a dinâmica das famílias deles, saber o que de fato é importante para aquele casal, qual é a religião os as religiões que os cercam, como se conheceram, e finalmente buscar de fato a essência do casal“, opina.

Envolver os convidados: um diferencial!

Além de ser uma cerimônia muito mais personalizada, o Casamento Celta também se mostra como uma alternativa às cerimônias muito longas – e, nem sempre, tão interessante para todos os convidados. A proposta envolve a cada uma das pessoas presentes com encantamento e com sua forma suave e, ao mesmo tempo, significativa.

Para cerimônia ser inesquecível, ela tem que emocionar, ela tem que tocar, trazer espiritualidade, alegria e amor! Os nossos casais se identificam com o simbolismo dos quatro elementos que usamos na troca das alianças, água, terra, ar e fogo. Mas nossa proposta oferece também um momento que envolve padrinhos e madrinhas, e seus pais com falas e participações ativas. As pessoas se conectam com o momento com o coração, e ficam tocadas pelo sentimentos mais nobre que o casal compartilha naquele momento que é o amor!

Como ter uma cerimônia de casamento personalizada Como ter uma cerimônia de casamento personalizada

A cerimônia trabalha com símbolos que além de serem escolhidos a dedo pela beleza estética que trazem, são peças com significados fundamentais durante o ritual. Na troca das alianças por exemplo, elementos são usados para tratar do sentido da solidez, abundância, felicidade e companheirismo para o casal.

Como ter uma cerimônia de casamento personalizada

A ritualista recomenda o Casamento Celta a todos: basta querer celebrar o AMOR! Toda essa linda motivação veio da sua própria cerimônia de casamento, em 1996, em Sydney, quando buscava junto ao seu noivo uma cerimônia original, verdadeira, alegre e emocionante. Voltando ao Brasil, ela estudou e lapidou o primeiro formato que utilizou em seu próprio casamento. Desde então, com a Casamento Celta, Beatriz celebra cerimônias no Brasil e no exterior com um método atual, contemporâneo, e que respeita todas as religiões.

Fonte: Zankyou



WhatsApp chat