Casamento Celta Encantador e Moderno

Casamento Celta Encantador e Moderno

Você gostaria de ter um casamento que mescle a originalidade com a tradição? Então você precisa conhecer o Casamento Celta! É uma cerimônia super especial que utiliza rituais antigos da cultura celta em celebrações únicas e personalizadas.

O Casamento Celta celebra o amor e a união de cada casal, utilizando como base a história e as crenças dos noivos, independente da religião, e unindo sua individualidade com tradições antigas. As cerimônias podem ser bastante participativas, envolvendo pessoas especiais para os noivos, a fim de tornar o casamento um momento muito pessoal e emocionante.

Conversamos com a idealizadora do Casamento Celta, a ritualista Beatriz Moura Leite, que nos contou sobre como são feitas essas celebrações e sobre o significado dos simbolismos e dos rituais antigos que são recriados. Há mais de 20 anos, Bia celebra casamentos únicos ao redor do mundo, e tem na bagagem muitas histórias para contar.

Confira abaixo o bate papo que tivemos com ela:

Como surgiu o Casamento Celta? O que te levou a iniciar essa nova carreira?

Bia Moura Leite: O Casamento Celta surgiu da busca por uma cerimônia personalizada e nova, algo que tivesse um caráter de livre religiosidade e que respeitasse todas as crenças, a fim de celebrar acima de tudo o amor entre o casal. Essa carreira veio de uma forte inspiração que tive, unindo minha busca pessoal com meu conhecimento e minha origem, de família ancestral celta. A partir disso, tudo passou a fluir com grande naturalidade em meu trabalho como celebrante de casamento.

As cerimônias personalizadas iam nascendo a cada casal que nos procurava atrás de algo novo, personalizado e original. As pessoas queriam celebrar o seu amor entre familiares e amigos queridos, e para isso, precisavam de algo com que se identificassem. Foi dessa forma que nossa trajetória se fez.

Hoje, anos depois, olho para trás e analiso o percurso que tive desde a minha primeira inspiração até aqui. A demanda por cerimônias mais verdadeiras, profundas e emocionantes, independente de religião, cresceu muito. Celebramos centenas de cerimônias, em diversos lugares, para diferentes casais e famílias. O que mais nos motiva nessa carreira é saber que estamos sempre plantando e cultivando o amor, a paz e o respeito entre todos. Essa é a base da nossa filosofia.

Você começou o Casamento Celta em uma época onde as cerimônias de casamento não-tradicionais ainda não eram muito comuns. Como era esse cenário naquele tempo?

Bia Moura Leite: Quando criei o Casamento Celta, em 1996, ainda não havia nenhuma mulher que realizava cerimônias aqui no Brasil. Isso era de fato uma grande novidade, e nosso trabalho foi realmente pioneiro. Me lembro de um casamento em que um garçom veio me pedir levar água para o padre (que era na verdade o meu marido — e sócio — me acompanhando na organização da cerimônia), quando era eu quem estava lá para fazer a celebração. Foi uma grande inovação, pois quebramos muitas barreiras e paradigmas. Conseguimos com o Casamento Celta abrir o caminho para muitas outras celebrantes mulheres que atuam hoje, cada uma em sua linha própria de trabalho. Isso me deixa muito orgulhosa.

Quais as origens e inspirações por trás do Casamento Celta?

Bia Moura Leite: É uma cerimônia baseada em alguns preceitos antigos. Não seria possível recriar precisamente um casamento celta antigo pois não existem muitos registros de como era sua celebração. Representamos as celebrações celtas através de tradições e simbologias que encontrei ao longo de muitas pesquisas. Nossa principal inspiração é celebrar o amor e a escolha de duas pessoas que decidiram dividir todos os momentos de suas vidas. Pessoas que estão unidas no amor, nos projetos de vida e nos bons e maus momentos, prontas para se apoiarem no que der e vier nesse percurso.

Como é uma cerimônia do Casamento Celta? Quais são os rituais que são realizados e o que eles significam?

Bia Moura Leite: A cerimônia de Casamento Celta, tal como realizamos hoje, foi criada por mim há 21 anos. Ela tem nove momentos em seu decorrer, e dura, em geral, cerca de 45 minutos. Cada um desses momentos traz simbolismos que geram enorme emoção, e todos os que assistem sentem-se bastante envolvidos com a cerimônia.

A celebração é feita a partir de símbolos e significados importantes para o casal. Podemos ter cerimônias mais ou menos simbólicas, com ou sem participação de padrinhos, com orações de acordo com a religião dos noivos ou suas famílias, com votos dos noivos, agradecimento aos pais, entradas especiais e muitos outros detalhes…. Existe a possibilidade absoluta de criar um momento único e personalizado. O Casamento Celta é uma cerimônia neutra, que abençoa o casal pelo fato de se amarem e terem escolhido ficar juntos.

Uma das tradições das cerimônias celtas antigas é a utilização dos quatro elementos da natureza como analogia para o relacionamento. Essa é uma simbologia que pode ou não ser usada, sempre de forma clara e direta, para que todos os presentes possam compreender seu significado. A terra é a solidez na relação do casal; a água, flexibilidade em momentos de decisões entre o casal; o ar representa diálogo e sabedoria, tão importantes em um relacionamento; e o fogo representa a chama do amor e o centro da família que está sendo formada.

Também são simbolismos utilizados o sal, formado por cristais que transformam tudo em luz na vida do casal e a água, pura e cristalina como deve ser a conexão com Deus e com a espiritualidade.

Outro aspecto da cultura celta antiga que mantive foi o fato de o casamento ser celebrado sempre por mulheres, como faziam as sacerdotisas. Também ressalto sempre a livre escolha dos noivos, que devem decidir se casar por livre arbítrio. Isso pode soar antiquado nos dias de hoje, mas é importante pelo fato de que as mulheres continuam sendo submetidas a sistemas machistas e opressores em algumas culturas. É para evidenciar o valor da escolha que falamos sempre ao final da cerimônia: “Pelo poder do Amor e da Escolha eu os considero unidos!”.

Quem são os noivos que escolhem fazer uma cerimônia de Casamento Celta e quais os motivos que os levam a essa escolha?

Bia Moura Leite: Em geral, são casais que buscam algo diferenciado, único e personalizado. São pessoas que se importam com a cerimônia em si, e com o que ela irá levar como mensagem. Os noivos querem uma cerimônia que de fato revele a identidade deles como casal, e enxergam esse momento como algo realmente importante e significativo em suas vidas. Eles costumam dizer que não querem nada engessado ou apenas reproduções de rituais dos quais eles não costumam participar em suas vidas cotidianas.

A grande maioria das pessoas que nos procuram tem sua própria fé e espiritualidade, seja ela católica, evangélica, espírita, judaica, budista, etc. Muitos tiveram uma formação religiosa em suas casas e famílias, mas conectam-se com essa fé sem necessariamente frequentarem templos ou igrejas, e sim de diferentes formas: em suas próprias casas, em orações, ou até mesmo no contato com a natureza. Sabemos que essa força pode ser alcançada por diversos caminhos e, em geral, as pessoas que nos procuram têm esse olhar sobre a religiosidade e a fé.

Muitas pessoas que estão indo para um segundo casamento também encontram nessas cerimônias uma alternativa para ter sua outra chance de acreditar no amor. E claro, por que seria diferente? Quem se divorcia não deve perder o direito de se casar de novo. Aqui existe essa opção.

Casamento Celta Encantador e Moderno Casamento Celta Encantador e Moderno Casamento Celta Encantador e Moderno Casamento Celta Encantador e Moderno Casamento Celta Encantador e Moderno Casamento Celta Encantador e Moderno Casamento Celta Encantador e Moderno

Fonte: Casar



WhatsApp chat